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On 6 de dezembro de 2021 14:57:25 BRST,
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| 20 | "notes": "\"\u00cdNDICE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO RIO DE JANEIRO | 20 | "notes": "\"\u00cdNDICE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO RIO DE JANEIRO | ||
| 21 | - 2010\r\n\r\nMETODOLOGIA\r\n\r\n Foram utilizados 8 indicadores, | 21 | - 2010\r\n\r\nMETODOLOGIA\r\n\r\n Foram utilizados 8 indicadores, | ||
| 22 | constru\u00eddos a partir do Censo Demogr\u00e1fico de 2010 do IBGE, | 22 | constru\u00eddos a partir do Censo Demogr\u00e1fico de 2010 do IBGE, | ||
| 23 | para a composi\u00e7\u00e3o do \u00cdndice de Desenvolvimento Social. | 23 | para a composi\u00e7\u00e3o do \u00cdndice de Desenvolvimento Social. | ||
| 24 | Buscou-se caracterizar situa\u00e7\u00f5es relativas tanto ao | 24 | Buscou-se caracterizar situa\u00e7\u00f5es relativas tanto ao | ||
| 25 | domic\u00edlio quanto \u00e0s pessoas que o habitam, dispon\u00edveis | 25 | domic\u00edlio quanto \u00e0s pessoas que o habitam, dispon\u00edveis | ||
| 26 | no question\u00e1rio do universo, apresentados a seguir:\r\n\r\n1. | 26 | no question\u00e1rio do universo, apresentados a seguir:\r\n\r\n1. | ||
| 27 | Percentagem de domic\u00edlios particulares permanentes com forma de | 27 | Percentagem de domic\u00edlios particulares permanentes com forma de | ||
| 28 | abastecimento de \u00e1gua adequada, ou seja, ligados \u00e0 rede | 28 | abastecimento de \u00e1gua adequada, ou seja, ligados \u00e0 rede | ||
| 29 | geral de distribui\u00e7\u00e3o;\r\n\r\n2. Percentagem de | 29 | geral de distribui\u00e7\u00e3o;\r\n\r\n2. Percentagem de | ||
| 30 | domic\u00edlios particulares permanentes com esgoto adequado, ou seja, | 30 | domic\u00edlios particulares permanentes com esgoto adequado, ou seja, | ||
| 31 | ligados \u00e0 rede geral de esgoto ou pluvial;\r\n\r\n3. Percentagem | 31 | ligados \u00e0 rede geral de esgoto ou pluvial;\r\n\r\n3. Percentagem | ||
| 32 | de domic\u00edlios particulares permanentes com lixo coletado | 32 | de domic\u00edlios particulares permanentes com lixo coletado | ||
| 33 | diretamente por servi\u00e7o de limpeza ou colocado em ca\u00e7amba de | 33 | diretamente por servi\u00e7o de limpeza ou colocado em ca\u00e7amba de | ||
| 34 | servi\u00e7o de limpeza;\r\n\r\n4. N\u00famero m\u00e9dio de | 34 | servi\u00e7o de limpeza;\r\n\r\n4. N\u00famero m\u00e9dio de | ||
| 35 | banheiros por morador: numerador = n\u00ba de banheiros no | 35 | banheiros por morador: numerador = n\u00ba de banheiros no | ||
| 36 | domic\u00edlio particular permanente; denominador = n\u00ba total de | 36 | domic\u00edlio particular permanente; denominador = n\u00ba total de | ||
| 37 | pessoas no domic\u00edlio particular permanente;\r\n\r\n5. Percentagem | 37 | pessoas no domic\u00edlio particular permanente;\r\n\r\n5. Percentagem | ||
| 38 | de analfabetismo de moradores de 10 a 14 anos em rela\u00e7\u00e3o a | 38 | de analfabetismo de moradores de 10 a 14 anos em rela\u00e7\u00e3o a | ||
| 39 | todos os moradores de 10 a 14 anos;\r\n\r\n6. Rendimento m\u00e9dio do | 39 | todos os moradores de 10 a 14 anos;\r\n\r\n6. Rendimento m\u00e9dio do | ||
| 40 | respons\u00e1vel pelo domicilio em sal\u00e1rio m\u00ednimo (SM de | 40 | respons\u00e1vel pelo domicilio em sal\u00e1rio m\u00ednimo (SM de | ||
| 41 | 2010); n\u00e3o entram respons\u00e1veis sem | 41 | 2010); n\u00e3o entram respons\u00e1veis sem | ||
| 42 | \"\"rendimento\"\";\r\n\r\n7. Percentagem de domic\u00edlios | 42 | \"\"rendimento\"\";\r\n\r\n7. Percentagem de domic\u00edlios | ||
| 43 | particulares, com rendimento do respons\u00e1vel at\u00e9 2 | 43 | particulares, com rendimento do respons\u00e1vel at\u00e9 2 | ||
| 44 | sal\u00e1rios m\u00ednimos; n\u00e3o entram respons\u00e1veis sem | 44 | sal\u00e1rios m\u00ednimos; n\u00e3o entram respons\u00e1veis sem | ||
| 45 | \"\"rendimento\"\";\r\n\r\n 8. Percentagem de domic\u00edlios | 45 | \"\"rendimento\"\";\r\n\r\n 8. Percentagem de domic\u00edlios | ||
| 46 | particulares, com rendimento do respons\u00e1vel igual ou maior que 10 | 46 | particulares, com rendimento do respons\u00e1vel igual ou maior que 10 | ||
| 47 | sal\u00e1rios m\u00ednimos; n\u00e3o entram respons\u00e1veis sem | 47 | sal\u00e1rios m\u00ednimos; n\u00e3o entram respons\u00e1veis sem | ||
| 48 | \"\"rendimento\"\".\r\n\r\n \r\n\r\n \r\n\r\nPara que os dados fossem | 48 | \"\"rendimento\"\".\r\n\r\n \r\n\r\n \r\n\r\nPara que os dados fossem | ||
| 49 | representativos para os setores censit\u00e1rios, foi necess\u00e1rio | 49 | representativos para os setores censit\u00e1rios, foi necess\u00e1rio | ||
| 50 | usar apenas o question\u00e1rio do universo do Censo-2010, o que | 50 | usar apenas o question\u00e1rio do universo do Censo-2010, o que | ||
| 51 | reduziu em muito o n\u00famero de vari\u00e1veis dispon\u00edveis. A | 51 | reduziu em muito o n\u00famero de vari\u00e1veis dispon\u00edveis. A | ||
| 52 | partir do IDS calculado para o Estado do Rio de Janeiro, foi feito o | 52 | partir do IDS calculado para o Estado do Rio de Janeiro, foi feito o | ||
| 53 | recorte para os 22 munic\u00edpios que comp\u00f5em a Regi\u00e3o | 53 | recorte para os 22 munic\u00edpios que comp\u00f5em a Regi\u00e3o | ||
| 54 | Metropolitana do Rio de Janeiro.\r\n\r\n \r\n\r\nNo aspecto de acesso | 54 | Metropolitana do Rio de Janeiro.\r\n\r\n \r\n\r\nNo aspecto de acesso | ||
| 55 | aos servi\u00e7os de saneamento b\u00e1sico, o IBGE investigou, em | 55 | aos servi\u00e7os de saneamento b\u00e1sico, o IBGE investigou, em | ||
| 56 | todos os domic\u00edlios do pa\u00eds, os tr\u00eas componentes mais | 56 | todos os domic\u00edlios do pa\u00eds, os tr\u00eas componentes mais | ||
| 57 | importantes: abastecimento de \u00e1gua, esgotamento sanit\u00e1rio e | 57 | importantes: abastecimento de \u00e1gua, esgotamento sanit\u00e1rio e | ||
| 58 | coleta de lixo. Isso permitiu ao IDS incorporar uma ampla vis\u00e3o | 58 | coleta de lixo. Isso permitiu ao IDS incorporar uma ampla vis\u00e3o | ||
| 59 | sobre o tema. N\u00e3o obstante, como na sistem\u00e1tica | 59 | sobre o tema. N\u00e3o obstante, como na sistem\u00e1tica | ||
| 60 | censit\u00e1ria as perguntas se restringem \u00e0s \u201cformas\u201d | 60 | censit\u00e1ria as perguntas se restringem \u00e0s \u201cformas\u201d | ||
| 61 | de acesso \u00e0queles servi\u00e7os, aspectos importantes sobre | 61 | de acesso \u00e0queles servi\u00e7os, aspectos importantes sobre | ||
| 62 | qualidade, periodicidade, custo e intera\u00e7\u00e3o com outros | 62 | qualidade, periodicidade, custo e intera\u00e7\u00e3o com outros | ||
| 63 | servi\u00e7os n\u00e3o s\u00e3o contemplados.\r\n\r\n \r\n\r\nQuanto | 63 | servi\u00e7os n\u00e3o s\u00e3o contemplados.\r\n\r\n \r\n\r\nQuanto | ||
| 64 | \u00e0 condi\u00e7\u00e3o de habitabilidade do domic\u00edlio, | 64 | \u00e0 condi\u00e7\u00e3o de habitabilidade do domic\u00edlio, | ||
| 65 | optou-se pelo n\u00famero m\u00e9dio de banheiros por pessoa, conforme | 65 | optou-se pelo n\u00famero m\u00e9dio de banheiros por pessoa, conforme | ||
| 66 | descrito acima. Esse pareceu ser, entre indicadores pass\u00edveis de | 66 | descrito acima. Esse pareceu ser, entre indicadores pass\u00edveis de | ||
| 67 | serem constru\u00eddos, o mais adequado.\r\n\r\n \r\n\r\nRelativo | 67 | serem constru\u00eddos, o mais adequado.\r\n\r\n \r\n\r\nRelativo | ||
| 68 | \u00e0 educa\u00e7\u00e3o, o Censo 2010-universo s\u00f3 examinou a | 68 | \u00e0 educa\u00e7\u00e3o, o Censo 2010-universo s\u00f3 examinou a | ||
| 69 | vari\u00e1vel analfabetismo, portanto, tivemos que nos ater a ela como | 69 | vari\u00e1vel analfabetismo, portanto, tivemos que nos ater a ela como | ||
| 70 | indicador de educa\u00e7\u00e3o dos moradores do domic\u00edlio. | 70 | indicador de educa\u00e7\u00e3o dos moradores do domic\u00edlio. | ||
| 71 | Usamos o intervalo dos 10 a 14 anos de idade, porque se considera que | 71 | Usamos o intervalo dos 10 a 14 anos de idade, porque se considera que | ||
| 72 | qualquer pessoa nessa faixa et\u00e1ria deve estar | 72 | qualquer pessoa nessa faixa et\u00e1ria deve estar | ||
| 73 | alfabetizada.\r\n\r\n \r\n\r\nOs indicadores de renda em 2010 foram | 73 | alfabetizada.\r\n\r\n \r\n\r\nOs indicadores de renda em 2010 foram | ||
| 74 | calculados em n\u00famero de sal\u00e1rios m\u00ednimos vigentes nesse | 74 | calculados em n\u00famero de sal\u00e1rios m\u00ednimos vigentes nesse | ||
| 75 | ano (1 sal\u00e1rio m\u00ednimo = R$ 510,00). A | 75 | ano (1 sal\u00e1rio m\u00ednimo = R$ 510,00). A | ||
| 76 | caracteriza\u00e7\u00e3o socioecon\u00f4mica das fam\u00edlias foi | 76 | caracteriza\u00e7\u00e3o socioecon\u00f4mica das fam\u00edlias foi | ||
| 77 | realizada por meio de 3 indicadores. Para se ter uma ideia da | 77 | realizada por meio de 3 indicadores. Para se ter uma ideia da | ||
| 78 | situa\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica, utilizamos: o valor do rendimento | 78 | situa\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica, utilizamos: o valor do rendimento | ||
| 79 | m\u00e9dio do respons\u00e1vel pelo domic\u00edlio em SM; percentagem | 79 | m\u00e9dio do respons\u00e1vel pelo domic\u00edlio em SM; percentagem | ||
| 80 | de domic\u00edlios particulares, com rendimento do respons\u00e1vel | 80 | de domic\u00edlios particulares, com rendimento do respons\u00e1vel | ||
| 81 | at\u00e9 2 sal\u00e1rios m\u00ednimos e; percentagem de | 81 | at\u00e9 2 sal\u00e1rios m\u00ednimos e; percentagem de | ||
| 82 | domic\u00edlios particulares, com rendimento do respons\u00e1vel igual | 82 | domic\u00edlios particulares, com rendimento do respons\u00e1vel igual | ||
| 83 | ou maior que 10 sal\u00e1rios \u00b9.\r\n\r\n \r\n\r\nFORMA DE | 83 | ou maior que 10 sal\u00e1rios \u00b9.\r\n\r\n \r\n\r\nFORMA DE | ||
| 84 | C\u00c1LCULO\r\n\r\n \r\n\r\nPara a elabora\u00e7\u00e3o do IDS, a | 84 | C\u00c1LCULO\r\n\r\n \r\n\r\nPara a elabora\u00e7\u00e3o do IDS, a | ||
| 85 | exemplo do c\u00e1lculo do IDH e de muitos outros \u00edndices | 85 | exemplo do c\u00e1lculo do IDH e de muitos outros \u00edndices | ||
| 86 | sint\u00e9ticos, procede-se, em primeiro lugar, \u00e0 | 86 | sint\u00e9ticos, procede-se, em primeiro lugar, \u00e0 | ||
| 87 | \u201cnormaliza\u00e7\u00e3o\u201d dos valores de cada um dos 8 | 87 | \u201cnormaliza\u00e7\u00e3o\u201d dos valores de cada um dos 8 | ||
| 88 | indicadores, transformando-os em \u00edndices compar\u00e1veis entre | 88 | indicadores, transformando-os em \u00edndices compar\u00e1veis entre | ||
| 89 | si. Isso \u00e9 feito para que todos sejam compatibilizados e tenham o | 89 | si. Isso \u00e9 feito para que todos sejam compatibilizados e tenham o | ||
| 90 | mesmo intervalo de varia\u00e7\u00e3o numa escala de 0 a 1 (0= pior | 90 | mesmo intervalo de varia\u00e7\u00e3o numa escala de 0 a 1 (0= pior | ||
| 91 | situa\u00e7\u00e3o; 1 = melhor situa\u00e7\u00e3o). Para a | 91 | situa\u00e7\u00e3o; 1 = melhor situa\u00e7\u00e3o). Para a | ||
| 92 | \"\"normaliza\u00e7\u00e3o\"\" dos indicadores 1, 2, 3, 4, 6 e 8 | 92 | \"\"normaliza\u00e7\u00e3o\"\" dos indicadores 1, 2, 3, 4, 6 e 8 | ||
| 93 | aplicou-se a f\u00f3rmula abaixo: \r\n\r\n \r\n\r\nVNij = 1 \u2013 | 93 | aplicou-se a f\u00f3rmula abaixo: \r\n\r\n \r\n\r\nVNij = 1 \u2013 | ||
| 94 | (MVi \u2013 Vij) / (MVi \u2013 mVi), onde:\r\n\r\nVNij = valor | 94 | (MVi \u2013 Vij) / (MVi \u2013 mVi), onde:\r\n\r\nVNij = valor | ||
| 95 | normalizado na escala de 0 a 1 do indicador i no lugar j\r\n\r\nMVi = | 95 | normalizado na escala de 0 a 1 do indicador i no lugar j\r\n\r\nMVi = | ||
| 96 | maior valor obtido pelo indicador i entre todos os lugares | 96 | maior valor obtido pelo indicador i entre todos os lugares | ||
| 97 | pesquisados;\r\n\r\nmVi = menor valor obtido pelo indicador i entre | 97 | pesquisados;\r\n\r\nmVi = menor valor obtido pelo indicador i entre | ||
| 98 | todos os lugares pesquisados;\r\n\r\nVij = valor obtido pelo indicador | 98 | todos os lugares pesquisados;\r\n\r\nVij = valor obtido pelo indicador | ||
| 99 | i no lugar j\r\n\r\nNo caso dos indicadores 5 e 7, diferentemente dos | 99 | i no lugar j\r\n\r\nNo caso dos indicadores 5 e 7, diferentemente dos | ||
| 100 | demais, quanto maior o valor do indicador pior a situa\u00e7\u00e3o. | 100 | demais, quanto maior o valor do indicador pior a situa\u00e7\u00e3o. | ||
| 101 | Assim para a taxa de analfabetismo e para a propor\u00e7\u00e3o dos | 101 | Assim para a taxa de analfabetismo e para a propor\u00e7\u00e3o dos | ||
| 102 | domic\u00edlios com rendimento per capita at\u00e9 um sal\u00e1rio | 102 | domic\u00edlios com rendimento per capita at\u00e9 um sal\u00e1rio | ||
| 103 | m\u00ednimo, os valores foram \u201cinvertidos\u201d para que | 103 | m\u00ednimo, os valores foram \u201cinvertidos\u201d para que | ||
| 104 | seguissem a mesma l\u00f3gica de todos os outros e a f\u00f3rmula | 104 | seguissem a mesma l\u00f3gica de todos os outros e a f\u00f3rmula | ||
| 105 | adotada foi a seguinte:\r\n\r\n \r\n\r\nVNij = 1 \u2013 (mVi \u2013 | 105 | adotada foi a seguinte:\r\n\r\n \r\n\r\nVNij = 1 \u2013 (mVi \u2013 | ||
| 106 | Vij) / (mVi \u2013 MVi)\r\n\r\n \r\n\r\nUma vez \"\"normalizados\"\" | 106 | Vij) / (mVi \u2013 MVi)\r\n\r\n \r\n\r\nUma vez \"\"normalizados\"\" | ||
| 107 | todos os indicadores, transformados em \u00edndices (cada um variando | 107 | todos os indicadores, transformados em \u00edndices (cada um variando | ||
| 108 | de 0 a 1, no conjunto geral dos recortes geogr\u00e1ficos), | 108 | de 0 a 1, no conjunto geral dos recortes geogr\u00e1ficos), | ||
| 109 | calculou-se a m\u00e9dia aritm\u00e9tica dos mesmos, correspondente ao | 109 | calculou-se a m\u00e9dia aritm\u00e9tica dos mesmos, correspondente ao | ||
| 110 | valor sint\u00e9tico do IDS. Na tabela de dados da camada s\u00e3o | 110 | valor sint\u00e9tico do IDS. Na tabela de dados da camada s\u00e3o | ||
| 111 | apresentados os 8 indicadores (nomeados como Indic_...), 8 | 111 | apresentados os 8 indicadores (nomeados como Indic_...), 8 | ||
| 112 | \u00edndices (nomeados como I_...) e o \u00edndice sint\u00e9tico | 112 | \u00edndices (nomeados como I_...) e o \u00edndice sint\u00e9tico | ||
| 113 | geral (IDS). \r\n\r\n \u00cdndices sint\u00e9ticos e normalizados, | 113 | geral (IDS). \r\n\r\n \u00cdndices sint\u00e9ticos e normalizados, | ||
| 114 | como o IDS, s\u00f3 permitem compara\u00e7\u00f5es entre os elementos | 114 | como o IDS, s\u00f3 permitem compara\u00e7\u00f5es entre os elementos | ||
| 115 | do grupo para o qual foram calculados. Por exemplo, o IDH de um | 115 | do grupo para o qual foram calculados. Por exemplo, o IDH de um | ||
| 116 | pa\u00eds \u00e9 perfeitamente compar\u00e1vel com o de outro, pois o | 116 | pa\u00eds \u00e9 perfeitamente compar\u00e1vel com o de outro, pois o | ||
| 117 | \u00edndice foi calculado para o grupo \u201cpa\u00edses do | 117 | \u00edndice foi calculado para o grupo \u201cpa\u00edses do | ||
| 118 | mundo\u201d.\r\n\r\n \r\n\r\nDos 20.518 setores censit\u00e1rios que | 118 | mundo\u201d.\r\n\r\n \r\n\r\nDos 20.518 setores censit\u00e1rios que | ||
| 119 | comp\u00f5em a Regi\u00e3o Metropolita do Estado do Rio de Janeiro, | 119 | comp\u00f5em a Regi\u00e3o Metropolita do Estado do Rio de Janeiro, | ||
| 120 | foram utilizados os 19.637 setores censit\u00e1rios urbanos. Os | 120 | foram utilizados os 19.637 setores censit\u00e1rios urbanos. Os | ||
| 121 | indicadores de saneamento b\u00e1sico em \u00e1reas rurais, tendem a | 121 | indicadores de saneamento b\u00e1sico em \u00e1reas rurais, tendem a | ||
| 122 | jogar o \u00edndice para baixo, pois os par\u00e2metros de | 122 | jogar o \u00edndice para baixo, pois os par\u00e2metros de | ||
| 123 | medi\u00e7\u00e3o adotados pelo IBGE, nem sempre s\u00e3o adequados | 123 | medi\u00e7\u00e3o adotados pelo IBGE, nem sempre s\u00e3o adequados | ||
| 124 | para caracterizar o grau de desenvolvimento ambiental em \u00e1reas | 124 | para caracterizar o grau de desenvolvimento ambiental em \u00e1reas | ||
| 125 | rurais. Sendo assim, optou-se pela utiliza\u00e7\u00e3o apenas dos | 125 | rurais. Sendo assim, optou-se pela utiliza\u00e7\u00e3o apenas dos | ||
| 126 | setores censit\u00e1rios urbanos, n\u00e3o utilizando os 319 setores | 126 | setores censit\u00e1rios urbanos, n\u00e3o utilizando os 319 setores | ||
| 127 | rurais e os 562 vazios ou n\u00e3o divulgados pelo IBGE (por | 127 | rurais e os 562 vazios ou n\u00e3o divulgados pelo IBGE (por | ||
| 128 | quest\u00e3o de sigilo da informa\u00e7\u00e3o).\r\n\r\n[1] No | 128 | quest\u00e3o de sigilo da informa\u00e7\u00e3o).\r\n\r\n[1] No | ||
| 129 | c\u00e1lculo do IDS do munic\u00edpio do Rio de Janeiro e de suas | 129 | c\u00e1lculo do IDS do munic\u00edpio do Rio de Janeiro e de suas | ||
| 130 | divis\u00f5es administrativas foi utilizada a renda domiciliar per | 130 | divis\u00f5es administrativas foi utilizada a renda domiciliar per | ||
| 131 | capita. \u00c9 preciso notar que a renda do respons\u00e1vel apresenta | 131 | capita. \u00c9 preciso notar que a renda do respons\u00e1vel apresenta | ||
| 132 | uma alta correla\u00e7\u00e3o positiva com a renda per capita\"", | 132 | uma alta correla\u00e7\u00e3o positiva com a renda per capita\"", | ||
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