"O Índice de Segurança Hídrica - ISH é o resultado da composição de suas quatro dimensões: Humana, Econômica, Ecossistêmica e de Resiliência, consideradas em igualdade de condições.
O valor do ISH é definido, então, pela média aritmética simples dos resultados não nulos das 4 dimensões em cada área de contribuição hídrica (ottobacia) da base hidrográfica ottocodificada do Brasil (BHO versão 2013).
No processo de cálculo, foram considerados os valores não inteiros dos graus de segurança hídrica, ou seja, o resultado das operações internas que definiram cada dimensão.
No Plano Nacional de Segurança Hídrica, o ISH foi calculado para dois cenários relativos aos anos 2017 e 2035. Os dados aqui publicados correspondem ao ISH em 2035. As mudanças nos cenários se deram em 2 variáveis:
nas estimativas de demanda por água do Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil, o que altera o resultado do balanço hídrico e consequentemente todos os indicadores baseados nesse fator, e na estimativa da população urbana, alterando apenas o ISH da Dimensão Humana."